Um erro comum dos vendedores é falar mais do que ouvem. Existe inclusive um chavão nas vendas, você tem dois ouvidos e uma boca, que é para falar menos do que ouve.
Te pergunto, como vamos mostrar o melhor caminho para alguém se não sabemos para onde a pessoa quer ir?
Imagine uma cena. Duas pessoas esperando o elevador num prédio comercial. Uma delas carregando uma caixa de papelão pesada, claramente segurando com dificuldade, a outra com as mãos livres. Quando entram no elevador, uma delas aperta os botões e diz:
– Eu vou para o quarto andar, já o senhor vai para o décimo terceiro.
– Não, não vou para o décimo terceiro, vou para o nono andar, tenho que entregar essa encomenda lá.
– Acho melhor o senhor ir para o décimo terceiro, lá tem uma vista linda da cidade…
Tem lógica fazer uma coisa dessas? Se você também acha que não, use as perguntas abaixo para entender o que os seus clientes e interlocutores querem. Seguramente os resultados vão melhorar.
Perguntas de Qualificação:
- Como posso ajudar? – Depois simplesmente ouça (sem interromper de preferência)
Perguntas Alternativas:
- O que você está buscando?
- O que é importante para você em [produto/serviço]?
- Para quando precisa?
- Já fez alguma pesquisa, ou tem conhecimento sobre o produto?
Verificação de entendimento:
- Deixa eu ver se eu entendi, você quer [resposta do cliente], está correto?
Pergunta alternativa:
- “Pra” ter certeza de que eu entendi, você disse que quer [resposta do interlocutor], certo?
Perguntas de aprofundamento para saber o objetivo real do cliente:
(Se você sentir que a pessoa quer algo que não vai ajudá-la e que há uma alternativa melhor)
- Quando tiver [produto/ serviço] o que vai acontecer?
Perguntas alternativas
(Use uma voz suave para fazer as perguntas, energia média) como se fosse pedir para sair mais cedo do trabalho
- Quando a senhora conseguir isso, qual será o seu ganho?
- Entendi, só mais um detalhe, por que conseguir [resposta do interlocutor] é importante para o senhor?
- O Senhor tem alguma razão específica para isso, ou somente por conforto?
Exemplo:
Vendedor: – Olá, muito obrigado pelo contato, como posso ajudar?
Cliente: – Você trabalha com ar condicionado?
Vendedor: – Sim! Somos especialistas, fazemos venda e manutenção. O que está buscando?
Cliente: – Um ar condicionado.
Vendedor: – Perfeito, seria para a sua residência, escritório ou empresa?
Cliente: – Para a minha loja.
Vendedor: – Certo, deixa eu te fazer umas perguntas para ter certeza de posso te ajudar, qual a metragem da loja?
Cliente: – 40 metros quadrados mais ou menos.
Vendedor: – E o que é importante para o senhor, potência, ruído ou uma marca específica?
Cliente: – Quero que gele.
Vendedor: – Claro, vamos nos certificar de que vai gelar o ambiente…
Quando o vendedor/ especialista tem as respostas de que precisa, fica mais fácil de direcionar seus esforços para ajudar o cliente a comprar.
Lembre, vendedores não vendem, eles ajudam os clientes a comprar, portanto, deixe seus clientes falarem.
Alberto Martin,
Comprador exigente e treinador do Instituto Internacional de Influência