Trabalho com vendas há quase vinte anos. Vendas são processos que envolvem atividades, credibilidade, estratégia e obviamente pessoas.
Até aqui sem novidades, não é?
Veja a lista de aprendizados que me ajudaram a continuar trabalhando e ajudando outros profissionais.
1. O mercado não para.
A primeira coisa que aprendi em 2020 é que o mercado não para. Não importa o que esteja acontecendo, sempre haverá demanda. A necessidade é algo inerente ao ser humano, para querer ou precisar de algo, basta estar vivo, logo os vendedores são extremamente importantes em praticamente qualquer situação. Conheça bem o seu produto, ou serviço para poder perceber a oportunidade de encaixar-se nas novas demandas.
2. Continuar sempre aperfeiçoando a sua comunicação.
Mesmo para um grande vendedor, as estratégias precisam de ajuste. O que deu certo até agora, pode não dar certo amanhã. A tecnologia é uma ferramenta de venda importante e potencializadora de resultados, mas ainda não é capaz de operar sem estratégias e muito menos, sem as pessoas. Portanto, adaptar-se é vital e não é começar do zero. Adaptar-se é rearranjar a sua forma de fazer as coisas, não significa esquecer tudo o que aprendeu e começar tudo de novo. É fazer ajustes na forma como fazemos o que fazemos.
Só a sensação de perder parte da identidade, já freia a maioria das pessoas. Então prepare-se sempre para melhorar as suas habilidades comunicativas.
3. Readequar os parâmetros, a régua também muda.
Se o mercado mudou, se você teve coragem de abrir mão do que fazia habitualmente e se adaptou, faça ajustes nos parâmetros também. Os resultados serão diferentes, nem melhores, nem piores, diferentes. Se você usar os mesmos indicadores para avaliar um novo mercado e suas novas práticas, vai sentir frustração ou falsa sensação de realização, afinal os números não mostram mais a realidade.
4. Buscar ajuda, alguém sempre tem a resposta.
Ainda que sejamos excepcionalmente bons estrategistas, certamente não conseguimos enxergar a totalidade do que está acontecendo. Tive muita ajuda de outros profissionais. Use a sua rede de relacionamentos, para ouvir outras perspectivas. Se você não tiver uma rede profissional para recorrer, o caminho é buscar material na internet, tem muita gente querendo ajudar.
5. O dinheiro não evapora
O mercado com um ser não existe, o que existe são as pessoas, os grupos humanos. Temos instinto de autopreservação, queremos sobreviver e por conta disso vamos procurar usar nossos recursos de maneira a aumentar a nossa possibilidade de sobrevivência. Ocorre que a disponibilidade de recursos é bastante diferente. Se por um lado, uma camada da população vai direcionar seus recursos para as despesas essenciais como comida, habitação e energia elétrica, há pessoas que têm condições muito diferentes e não precisam mais se preocupar com esses itens para garantir sua sobrevivência.
Portanto, achar que ninguém vai comprar nada, é um pouco simplista. Muitas pessoas vão aproveitar o momento para fazer compras e investimentos. Em última análise, o que quero dizer é que possivelmente o seu produto continua tendo demanda, talvez não seja tão fácil de encontrá-la como antes, mas seguramente há pessoas dispostas a comprar de você.
Esses tópicos tem como objetivo te fortalecer, ainda que tenham ficado mais claros para mim, em dois mil e vinte, entendo que podem continuar úteis por muitos anos. Entendo que somos, como espécie, muito inquietos e dinâmicos, queiramos ou não, provocamos ou buscamos mudanças, mas como digo no texto, mudar não é começar do zero, sempre temos como rearranjar os conhecimentos que temos ou que nossos antepassados desenvolveram para nós.
Alberto Martin
Instrutor de Linguagem de Influência, vendas e negociação
Instituto Internacional de Influência