Se você tivesse um tesouro na palma da mão, você iria querer desfrutar dele?
Possivelmente você disse, ou pensou sim. Pois então é exatamente isso que quero te mostrar nesse texto.
O tesouro a que me refiro é, ou melhor, são os seus contatos. A tecnologia não tem outra função além de dar às pessoas mais tempo para desfrutar a vida.
Para isso, entretanto, precisamos gerar recursos financeiros, e a melhor forma de conseguir isso é ajudando outras pessoas a resolverem os seus problemas. Sim estou simplificando, até porque o foco do texto não é exatamente esse. Vamos um pouco mais além.
Você concorda que é preferível fazer menos esforço e atingir mais resultados? Então o caminho mais lógico seria fazer negócios com grandes empresas, as pessoas jurídicas, empresas de sociedade limitada (Ltda), sociedades anônimas (S.A) etc., elas alcançam muitas pessoas e é por isso que são grandes.
Ocorre que não existem pessoas jurídicas, no sentido literal, essa criação genial veio para nos impedir de virar escravos por dívidas, ou destruirmos nossa reputação publicamente por causa de projetos infrutíferos.
O empreendedorismo cresceu muito depois que separamos as pessoas físicas das pessoas jurídicas. A partir disso pudemos criar e arriscar mais.
Por trás das paredes e agora, dos monitores não há empresas, somos pessoas e pessoas gostam de se relacionar com outras pessoas.
Pensando nisso eu baixei um aplicativo, o WhatsApp Business, para poder organizar melhor os meus contatos e criar listas de transmissão. Criei um texto respeitoso e verdadeiro e mandei para os contatos que eram mais próximos, se você não recebeu, significa que precisamos tomar um café e colocar o papo em dia.
Recebi centenas de respostas, não por eu ser famoso nem incrivelmente bacana, mas porque ao longo dos anos eu conheci muitas pessoas interessantes, mas por algum motivo, não fizemos negócio, nem estreitamos laços. Ainda assim, são ótimas pessoas.
O próximo passo foi separar quem respondeu rapidamente e criar um grupo que chamei de VIP (Very Important Person). Por que o chamei assim? Porque essas pessoas fizeram esforço para responder tão rapidamente quanto puderam e isso me mostrou que elas querem estar mais próximas, ou pelo menos tem grande consideração comigo. Acredito, portanto, que devo ser importante para elas também, sendo assim vou dedicar mais atenção para elas. Para mim, é esse o verdadeiro significado de VIP, eu sou importante para você e você é importante para mim.
Mas e quem não respondeu?
Vou fazer mais um contato, é claro. Até porque não podemos confiar cem por cento na tecnologia, o que me garante que receberam a mensagem que mandei? Em segundo lugar, será que entenderam que eu queria uma resposta? Será que pensaram quer era spam, ou que era alguém que ia pedir dinheiro?
Segue abaixo o texto que escrevi. Tenho certeza que alguns podem ter lido e pensado ok, pode mandar as mensagens, mas não sentiram necessidade de responder. Talvez não tenham tido tempo e por aí vai.
Olá, bom dia. Espero que esteja bem.
A razão deste contato é dar uma boa notícia. Estou iniciando um trabalho online e vou começar a mandar dicas, conteúdos e oportunidades sobre negociação, vendas, influência e persuasão.
A frequência máxima será uma vez por semana, talvez menos. A ideia é mandar somente o que for realmente valioso.
Um valor importante para mim, é o respeito e a elegância, por isso estou pedindo a sua permissão para continuar mandando essas mensagens.
Caso não sejam assuntos relevantes para você, basta responder: Não obrigado.
Nesse caso, vou retirar o seu nome da lista e tudo bem.
Muito obrigado 😊
Alberto Martin,
Na próxima mensagem, vou mudar um pouco a estratégia e vou pedir uma reação positiva, algo como: se você quiser receber os conteúdos, basta responder sim! E então vou entender que posso continuar mandando as mensagens.
Resumo: As pessoas são o que há de mais importante, em vez de buscar mais contatos e negócios fora, por que não começar por quem já conversou, comprou, vendeu ou simplesmente trocou mensagens com você?
Antes de terminar, só gostaria de deixar claro que, o fato de alguém não querer receber as suas mensagens, não significa que não gosta de você, há diversas razões para não responder uma mensagem, seja o que for, tudo bem, continuo a disposição, mas os VIPs vem primeiro.
Grande abraço, Alberto Martin
Fundador do Instituto Internacional de Influência
Professor de vendas, negociação e Linguagem de Influência.