HOME | BLOG

FIQUE POR DENTRO

A Resposta é a Forma de Pensar

Como melhorar a sua forma de pensar para ter mais escolhas? 

Sem escolhas, somos apenas vítimas das circunstâncias. Recentemente assisti a uma entrevista de Robert Kiyosaki e o ponto alto (para mim) foi a abordagem linguística do vídeo, que entra no campo de estudo da PNL, a Programação Neurolinguística.   

Resultados são feedbacks, respostas que recebemos como consequência de nossas ações e atividades, o nosso impacto sobre o meio. São, portanto efeitos de nossas estratégias, ou falta delas. Os comportamentos são os procedimentos operacionais, as atividades. 

Por que nos comportamos de determinada maneira? Porque reagimos ao que percebemos. Como acontece essa programação? Representamos o que percebemos das circunstâncias através dos cinco sentidos (canais representacionais), das referências temporais (presente, passado e futuro) e finalmente geramos relações de causa-efeito (crenças) como resultado dessas representações, o significado que atribuímos. Nosso estado emocional do momento também é um fator importante nessa composição.  

Exemplo: Já faz seis meses que estou procurando emprego e não consegui até agora. Acho que estou fora do mercado e não há nada que eu possa fazer a esse respeito. De agora em diante vou comer o pão que o di**o amassou!  

Categorias de Referência e Relação de Causa-Efeito  

  •  Passado – Presente – Futuro:
  •   Não consegui emprego nos último seis meses (passado), estou fora do mercado (presente) – de agora em diante, vou comer o pão que di**o amassou! (futuro)  

Os comportamentos são as nossas estratégias para fazer algo primoroso ou desastroso, é assim que agimos.  Qual é a base de programação dos comportamentos? A comunicação com o meio e com você. A forma como representamos o que percebemos da “realidade” portanto. Se quer ter resultados diferentes, é importante saber mudar a forma como representa a sua realidade e a melhor forma de fazer isso é mudar a sua comunicação com você mesmo.

” Um pressuposto é uma hipótese ou crença a partir da qual você age, consciente ou inconscientemente. Algumas pessoas pressupõem que todo mundo é parecido e então tratam todo mundo como se fossem parecidos com elas; ou que “não se pode mudar a natureza humana”, “pessoas que fazem coisas más, são pessoas más” ou “Não se pode lutar contra o governo”… e assim por diante.

” A importância dos pressupostos não é se são verdadeiros ou não, mas o impacto que acreditar neles tem sobre você” 

Adaptado do livro Know How de Leslie Cameron – Bandler, David Gordon e Michael Lebeau.

O método sobre o qual desenvolvi a Linguagem de Influência é também eficiente para perceber e melhorar os seus padrões linguísticos.  Se você gosta de PNL, ou quer saber mais sobre Programação Neurolinguística, esse vídeo é o começo desse mundo de transformação.

https://youtu.be/nw738PzKVSA

Alberto Martin, fundador do Instituto Internacional de Influência, 

Master Practitionner em PNL, mais de 18 anos de experiência em vendas e consultoria.

Professor de Linguagem de Influência, vendas e Negociação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *